INSS Autônomo 2023: Valor, Como Pagar, Tabela
Para contribuir com o INSS Autônomo é preciso atender a alguns requisitos. Para deixar tudo esclarecido, nós fizemos este guia completo sobre o INSS Autônomo para tirar todas suas dúvidas. Vem conferir como contribuir e todas as regras do INSS.
Conteúdo
INSS Autônomo
O INSS é um órgão público, que presta serviços à sociedade brasileira. Todos o trabalhadores brasileiros devem contribuir todos os meses com a Previdência Social.
Com a contribuição para a Previdência, os trabalhadores tem direito à aposentadoria quando chegarem ao tempo máximo de trabalho de acordo com as regras do INSS.
Para você contribuir com INSS como autônomo, é preciso atender a alguns requisitos. O trabalhador autônomo é o trabalhador que desenvolve atividades e possui uma renda, mas não tem vínculo algum com empresas.
Se você trabalha por conta própria, mesmo que preste serviço a outras empresas, mas não possui nenhum tipo de vínculo contratual com ela, pode se considerar um trabalhador autônomo.
Como a própria palavra “autônomo” diz, este trabalhador possui total autonomia, liberdade para decidir como e quando prestará seus serviços, e estabelecer preços de acordo com as regras do mercado.
No Brasil, metade das pessoas que possuem renda se consideram autônomas, por isso, saber como contribuir com o INSS Autônomo é de importância para grande parte da população. Nós te mostraremos como, no tópico a seguir:
Quem pode contribuir com o INSS Autônomo?
Se você trabalha por conta própria e não possui nenhum contrato ou carteira assinada com qualquer empresa, pode contribuir com o INSS como autônomo.
Quem se encaixa nesta categoria de Trabalhador Autônomo, é denominado de Contribuinte Individual. Os motoristas de táxi, vendedores ambulantes, as diaristas, pintores, eletricistas, síndicos remunerados e associados de cooperativas de trabalho são um dos exemplos de Contribuinte Individual.
- Leia Também: Qual o valor do Vale Gás?
Como pagar o INSS Autônomo?
O pagamento deverá ser efutado mensalmente. É preciso acessar o site da Previdência para gerar a guia de pagamento.
Segundo informações da Previdência, quem realiza pagamentos em cima do valor de apenas um salário mínimo, e importante saber que poderá realizar seus pagamentos de forma trimestral.
Agendamento INSS
Para dar entrada no INSS Autônomo como Contribuinte Individual, você deve faze o atendimento em uma das agências do INSS.
Para um melhor atendimento e não enfrentar nenhuma burocracia, você pode fazer o agendamento INSS online, pelo site da Previdência Social. Para ser encaminhado diretamente à página de agendamento, clique no link a seguir:
Para saber mais detalhes específicos, entre em contato com os serviços da Previdência Social, ligando para o telefone:
- Telefone INSS: 135
O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Deixe um comentário