Saque-aniversário do FGTS vale a pena?

O saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é uma modalidade criada pelo Governo Federal que permite recebimentos anuais de uma parcela do valor total do fundo. Para os trabalhadores que optarem por esse serviço, os saques vão iniciar em abril de 2020.

Em contrapartida, para quem escolher todos os anos sacar uma porcentagem do FGTS, existem alguns pontos que ficarão restritos. Por exemplo, em caso de demissão sem justa causa o trabalhador não poderá sacar a quantia total de rescisão. Sendo necessário aguardar dois anos de carência para voltar a modalidade original.

Consulta FGTS 2023
Saque-aniversário do FGTS vale a pena?

Por isso, para que esse tipo de recebimento valha a pena, ele deve ser adotado por pessoas que têm convicção da durabilidade do seu emprego. Por exemplo, trabalhadores concursados e que seguem plano de carreira.

✅ Aproveite Também: E saiba como consultar FGTS 2023.

Caso contrário, a opção pode não ser vantajosa. Pois, em uma futura dispensa o funcionário fica impedido de retirar a quantia total do FGTS. A multa de 40% do valor da rescisão é mantida.

O Ministério da Economia criou um cronograma que limita o mínimo e o máximo permitido para saque. A fim de fracionar os recebimentos, e não prejudicar a demanda de atendimento da Caixa Econômica Federal.

Quem possui saldo menor, tem alíquota maior e ainda conta com acréscimo. No caso de trabalhadores com FGTS alto, as alíquotas são menores, mas também são adicionados bônus.

Uma pessoa que, por exemplo, tem em conta R$3.000 vai sacar por ano R$1.050 (900+150). Os correntistas podem solicitar o depósito em sua conta poupança, de forma automática. E os demais devem comparecer até a agência com documento de identificação para retirar o valor.

✅ Leia Ainda: Quais as regras do vale gás 2023.

Os trabalhadores que optarem por essa modalidade precisam comunicar à Caixa, a partir de 1° de Outubro de 2019. A rede bancária divulgou o calendário de recebimento, organizando os saques com base no mês de aniversário do trabalhador.

Em 2023, os saques começarão no mês de aniversário até os dois meses seguintes.

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *