CND INSS 2023: Emitir e Consultar Certidão Negativa de Débitos

Hoje vamos falar sobre a CND INSS, documento importante que comprova a regularidade do sujeito passivo em relação às contribuições feitas ao INSS. Ficou com dúvidas, quer saber o que significa CND INSS e como solicitá-la? Acompanhe a nossa matéria de hoje e emita a sua!

O que é CND INSS?

A CND nada mais é do que a Certidão Negativa de Débitos. Ela comprova a regularidade do contribuinte pagador de impostos em relação às suas contribuições previdenciárias ou devidas por lei a terceiros, inclusive as Inscrições em Dívida Ativa no INSS. Mantenha-se atualizado com a sua CND e também com a tabela INSS 2023.

Quem faz a expedição da CND INSS é a Receita Federal do Brasil desde 2007. Se não houver nenhuma pendência no sistema da Receita Federal, a CND é emitida automaticamente. Se tiver alguma pendência, a CND não poderá ser expedida.

Para que serve CND INSS?

CND INSS serve para comprovar que você está em dia com as contribuições obrigatórias, ou seja, que você não tem nenhum imposto atrasado.

CND INSS pode ser estadual ou federal. Os órgãos de proteção ao crédito administram quem deve ou não alguma coisa e a Receita Federal ou a Secretaria da Fazenda administram quem deve para a União.

Essa certidão é exigida em diversas situações. A principal delas é quando se tem a solicitação de algum tipo de financiamento, seja de compra ou de venda.

  • Leita Também: Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o INSS Autônomo.

Como solicitar a sua CND?

Você poderá solicitar a sua Certidão Negativa de Débitos, a CND INSS, de duas maneiras.

  1. Indo pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. O prazo para emissão nesses órgãos é de apenas 10 dias úteis, não podendo ultrapassar esse limite.
  2. Pela internet através desses dois endereços: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou Receita Federal do Brasil. O procedimento pela internet é bem mais rápido.

Como emitir a Certidão Negativa pela internet

Para fazer a emissão pela internet, nós montamos um passo a passo para você seguir.

A vantagem de realizar esse tipo de serviço pela internet é que você não precisa enfrentar filas enormes, pois você poderá fazê-lo no conforto da sua casa. Acompanhe:

  1. O primeiro passo é você acessar esse site;
  2. Abrirá uma tela onde deverão ser preenchidos os dados do CEI ou CNPJ;
  3. Logo em seguida, você deverá escolher uma opção em relação a emissão da certidão como Averbação de Imóveis ou outras finalidades contratuais;
  4. Digite os caracteres correspondentes para confirmar que você não é um robô;
  5. Na última etapa, clique em Cadastrar.

Em seguida, abrirá uma tela com todos os dados da entidade que emitirá a CND. Nesta tela estarão o nome completo, o endereço, o bairro, o estado e o CEP. Verifique se correspondem aos seus dados e clique em “Confirmar”.

Lembre-se: se não houver nenhuma pendência com o INSS, a CND é expedida automaticamente. Caso contrário, aparecerá uma mensagem comunicando que foi impossível realizar a emissão.

Dica especial: faça uma consulta das suas pendências e as regularize o quanto antes para que seja possível fazer a emissão.

Para maiores dúvidas, recomendamos tirar através do telefone INSS, no número: 135

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