CND INSS 2023: Emitir e Consultar Certidão Negativa de Débitos
Hoje vamos falar sobre a CND INSS, documento importante que comprova a regularidade do sujeito passivo em relação às contribuições feitas ao INSS. Ficou com dúvidas, quer saber o que significa CND INSS e como solicitá-la? Acompanhe a nossa matéria de hoje e emita a sua!
Conteúdo
O que é CND INSS?
A CND nada mais é do que a Certidão Negativa de Débitos. Ela comprova a regularidade do contribuinte pagador de impostos em relação às suas contribuições previdenciárias ou devidas por lei a terceiros, inclusive as Inscrições em Dívida Ativa no INSS. Mantenha-se atualizado com a sua CND e também com a tabela INSS 2023.
Quem faz a expedição da CND INSS é a Receita Federal do Brasil desde 2007. Se não houver nenhuma pendência no sistema da Receita Federal, a CND é emitida automaticamente. Se tiver alguma pendência, a CND não poderá ser expedida.
- Veja Ainda: Como realizar a consulta INSS?
Para que serve CND INSS?
A CND INSS serve para comprovar que você está em dia com as contribuições obrigatórias, ou seja, que você não tem nenhum imposto atrasado.
A CND INSS pode ser estadual ou federal. Os órgãos de proteção ao crédito administram quem deve ou não alguma coisa e a Receita Federal ou a Secretaria da Fazenda administram quem deve para a União.
Essa certidão é exigida em diversas situações. A principal delas é quando se tem a solicitação de algum tipo de financiamento, seja de compra ou de venda.
- Leita Também: Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre o INSS Autônomo.
Como solicitar a sua CND?
Você poderá solicitar a sua Certidão Negativa de Débitos, a CND INSS, de duas maneiras.
- Indo pessoalmente em uma das unidades da Receita Federal e da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. O prazo para emissão nesses órgãos é de apenas 10 dias úteis, não podendo ultrapassar esse limite.
- Pela internet através desses dois endereços: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou Receita Federal do Brasil. O procedimento pela internet é bem mais rápido.
Como emitir a Certidão Negativa pela internet
Para fazer a emissão pela internet, nós montamos um passo a passo para você seguir.
A vantagem de realizar esse tipo de serviço pela internet é que você não precisa enfrentar filas enormes, pois você poderá fazê-lo no conforto da sua casa. Acompanhe:
- O primeiro passo é você acessar esse site;
- Abrirá uma tela onde deverão ser preenchidos os dados do CEI ou CNPJ;
- Logo em seguida, você deverá escolher uma opção em relação a emissão da certidão como Averbação de Imóveis ou outras finalidades contratuais;
- Digite os caracteres correspondentes para confirmar que você não é um robô;
- Na última etapa, clique em Cadastrar.
Em seguida, abrirá uma tela com todos os dados da entidade que emitirá a CND. Nesta tela estarão o nome completo, o endereço, o bairro, o estado e o CEP. Verifique se correspondem aos seus dados e clique em “Confirmar”.
Lembre-se: se não houver nenhuma pendência com o INSS, a CND é expedida automaticamente. Caso contrário, aparecerá uma mensagem comunicando que foi impossível realizar a emissão.
Dica especial: faça uma consulta das suas pendências e as regularize o quanto antes para que seja possível fazer a emissão.
Para maiores dúvidas, recomendamos tirar através do telefone INSS, no número: 135
Deixe um comentário